Pax ¦



Identidade visual

Multiplicidade e flexibilidade.


Identidade visual para a PAX, escritório de São Paulo que atua em áreas como arquitetura, design, cenografia, arte e ensino. O sistema visual desenvolvido reflete essa multiplicidade, e se adapta ao ambiente em que é inserida. O campo de atuação, nome dos projetos e conceitos tornam-se complementares à marca, criando uma relação dinâmica e inesperada.

O uso da barra vertical interrompida ( ¦ ) permite que a identidade se aproprie de um caracter pouco usado, e que reflete a habilidade em transitar entre duas áreas aparentemente sem conexão. Dessa forma, conseguimos um resultado gráfico bem próximo ao seu desenho original mesmo quando digitamos o nome da marca em mensagens, redes sociais ou emails.






Com a definição do briefing ficou claro para nós a necessidade um sistema visual dinâmico no lugar de uma marca com desenho estático. Buscamos então uma marca forte e facilmente reconhecível e que considerasse o caráter open source e adaptável da PAX. O uso da barra vertical foi a solução escolhida para traduzir a expressão multimídia da PAX. Com esse recurso visual, criamos uma possibilidade de equivalência, derivação, hierarquia, entre outros, de acordo com as necessidades futuras. Ao optar por uma tipografia gratuita e a barra vertical interrompida, construímos a marca com assets disponíveis universalmente. O preto é a cor base e camaleônica da marca. Sem uma paleta de cores definida, a identidade assume as cores das peças em que é aplicada.

A marca antiga da PAX explorava o caráter colaborativo e ágil da empresa, que se reconfigurava para cada projeto. Passados 10 anos, a PAX mudou seu posicionamento e a nova identidade visual tinha como principal desafio refletir a versatilidade e fluência para atuar em diferentes áreas, sem se definir como um escritório de arquitetura.

Nesse período, a PAX criou um ateliê de fabricação digital, que instrumentou o desenvolvimento de projetos mais experimentais e fortaleceu esse desejo de atuar em áreas diferentes.











CLIENTE
pax ¦

TIPOGRAFIA
IBM Plex Bold Monday