Hub88


Ambientação

*Selecionado para a 11ª Bienal de Design Gráfico*
*Publicado na revista Projeto Design*

Um ambiente jovem e vibrante para estudantes, com elementos de baixo custo.


DESAFIO
O Hub88 é uma residência estudantil próxima à universidade Mackenzie, em São Paulo. O projeto é uma reapropriação de um prédio de 13 pavimentos da década de 1970 que contava com infraestrutura para uso habitacional. O retrofit concebido pelo escritório Cupertino Arquitetura priorizou a intervenção nas áreas comuns. A remoção de paredes e forro fez surgir um amplo espaço de uso coletivo no térreo, onde foram criados ambientes de estudo bem iluminados.
As áreas comuns do térreo tornariam-se recepção, caixas de correio e um lounge com mesas de estudo e lugares para descontração. Os apartamentos do primeiro andar precisavam de uma solução para a falta de privacidade e luminosidade excessiva.





SOLUÇÃO
O principal elemento da ambientação é a fachada, que recebeu painel de compensado náutico recortado em CNC para controlar a luminosidade e proporcionar privacidade para as varandas.
Vários testes foram feitos até encontrarmos a proporção ideal dos elementos vazados, garantindo que a relação de iluminação/privacidade fosse ideal. O resultado é um painel feito sob medida, que se tornou um ícone do edifício.

“Na entrada, um painel também de compensado aparente abriga caixas de correio e revela a paleta de cores da comunicação visual assinada pelo designer gráfico Teo Menna, que é o que dá identidade ao prédio.”


Andrea Castanheira, coautora do projeto de arquitetura e interiores [REVISTA PROJETO DESIGN]








CLIENTE
Cupertino Arquitetura
FOTOGRAFIA
Maira Acayaba
TIPOGRAFIA
Stag Stencil Commercial Type


Mark