À procura da Cooperação Sul-Sul no Orçamento Federal



Editorial

*Finalista do Brasil Design Awards 2019*

Monitorar e mensurar os fluxos orçamentários da Cooperação Sul Sul do Brasil.


A iniciativa Observatório Brasil e o Sul (OBS), do Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (São Paulo, Brasil), conta com o apoio da OXFAM e promove a transparência e o debate sobre a atuação brasileira no Sul Global.

Buscando monitorar e mensurar os fluxos orçamentários relacionados à CSS do Brasil, a OBS produziu “À procura da cooperação Sul-Sul no orçamento federal” uma publicação que tem o objetivo de apresentar um mapa claro de quanto o Brasil contribuiu em cada área, por meio da identificação e visualização dos pagamentos realizados pelos diferentes órgãos do Governo Federal. 






O minucioso trabalho da equipe do Observatório, que vasculhou os registros do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) para categorizar e mensurar os números brutos, foi representado visualmente pela transformação de dados em informação.

Pequenos retângulos de cores diferentes, misturados e desordenados, transformam-se em áreas de cor organizadas por categoria ao longo da publicação. A mistura de uma família tipográfica contemporânea e precisa (Nitti Grotesk) com uma tipografia serifada e editorial (Mercury Text) reflete a natureza do assunto abordado.

A publicação apresenta um tema denso e complicado, que diagramado de maneira clara e didática favorece seu entendimento pelos mais variados públicos. Atendendo fielmente ao propósito do OBS, que visa promover debate sobre a atuação brasileira no Sul Global a partir da produção de análises que apoiem debates críticos e propositivos.










CLIENTE
Oxfam
Articulação Sul-Sul
Observatório Brasil e o Sul
TIPOGRAFIA
Mercury Text Hoefler & Co
Nitti 
Bold Monday